Responsabilidade Socioambiental

logoodsA busca pela sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental sempre foram características marcantes do Festival das Cataratas. Confira o nosso Relatório de Sustentabilidade 2018 e as ações promovidas neste âmbito pela comissão organizadora do evento.

Compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O Festival das Cataratas é considerado um evento Carbono Zero, com a compensação das emissões de gases poluentes provenientes de atividades como a montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e a preocupação com a produção de resíduos. A compensação é realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur) seguindo a metodologia GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), utilizada mundialmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas.

plantio-gee-2017-2018

Plantio para compensação GEE em abril 2018.

Além da compensação, segue outras ações que são praticadas:

  • Materiais gráficos e folheteria reciclados: lápis produzido a partir de madeira reflorestada, assim como as bolsas que são fabricadas com garrafas pet. Todos os participantes recebem uma sementes de árvore nativa da região, como incentivo à preservação ambiental;

  • Geração de empregos diretos e indiretos e aumento da renda para a comunidade local e região;

  • Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, com produtores de base familiar dos 29 municípios da Bacia do Paraná em parceria com a Itaipu Binacional, visando fortalecer a cadeia produtiva para inserção dos produtos e serviços sustentáveis no mercado.

  • Acesso à Feira de Turismo e Negócios para a comunidade local: no final do segundo dia o Festival abre suas portas para receber e informar a população que tiver interesse nas ações e inovações do turismo.

Premiações e Certificações

ods2018

Premiação Selo Sesi ODS 2018, realizada em outubro, em Curitiba (PR).

As ações socioambientais desenvolvidas pela De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas, renderam por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018) o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O Selo tem como objetivo reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Estado do Paraná.

Em relação ao Festival, a certificação é um reconhecimento às ações de responsabilidade socioambiental promovidas no âmbito do evento. Na edição de 2018, o Festival inovou ao criar o Movimento Junho Verde, um conjunto de ações de sustentabilidade, que contou com a adesão de diversos parceiros. Em uma das atividades, fachadas de diversos empreendimentos da cidade foram iluminadas com tons de verde em alusão à causa.

Pelo menos cinco dos 17 ODS tem ligação direta com o Festival: Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).

objetivos-globais-desenvolvimento

Além dos três selos em relação aos ODS, em 2015 a De Angeli conquistou o Selo Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), além do Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas em 2013.

odm_selos

selos

A De Angeli Feiras e Eventos – empresa organizadora do Festival das Cataratas – recebeu o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná ciclo 2017/2018, 2018/2019 na  categoria Ouro. O processo de avaliação cumpriu as seguintes etapas: Diagnósticos (Modelo de Excelência em Gestão, Turista Oculto e Questionário de Análise da Qualidade); Plano de Melhoria e Inovação; e a repetição da etapa de Diagnósticos, desta vez visando mensurar a variação da maturidade de gestão e qualidade na prestação de serviços turísticos.

selo-qualidade-turismo-2018

« Voltar para Home