No primeiro fim de semana após a reabertura da Ponte da Amizade – que permaneceu fechada por quase sete meses em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – o que se viu em Ciudad del Este foram ruas cheias de veículos e lojas com um bom número de compristas.
Desde quinta-feira (15), a ligação entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu está aberta, neste primeiro momento por um período experimental de 15 dias. Nessa etapa, os brasileiros podem atravessar a fronteira das 5h às 14h, enquanto os paraguaios podem sair do país e voltar a qualquer momento. A expectativa é que este período experimental avance para uma flexibilização ainda maior do protocolo de entrada de turistas estrangeiros.
Nesta segunda-feira (19), entrou em operação na cabeceira da Ponte da Amizade uma unidade móvel de enfrentamento à covid-19. No local, um profissional da saúde está à disposição para prestar esclarecimentos sobre a doença e fazer os devidos encaminhamentos quando necessário.
Na unidade, entre as 7h e as 13h o usuário pode aferir a temperatura e verificar a pressão e o nível de oxigênio no sangue. A estratégia faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo Município em parceria com o Governo do Estado e enviado ao Ministério da Saúde na semana passada.