Créditos: Kiko Sierich/Assessoria PTI
Dois aplicativos com informações sobre o turismo em Foz do Iguaçu, um aplicativo sobre a acessibilidade dos atrativos turísticos e uma ferramenta para facilitar a contratação de motoristas por guias e agências de turismo foram o resultado de quase 34 horas ininterruptas de trabalho de quatro times formados durante o Hackatour. A maratona de programação foi realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com validação na Feira de Turismo e Negócios do Festival.
A missão dos participantes era entregar uma solução para o mercado de turismo até o final do evento. Os quatro times apresentaram as soluções para uma banca composta por quatro especialistas de turismo e tecnologia, que fizeram a avaliação com base em critério como utilidade, criatividade, experiência do usuário, alcance da solução e qualidade do código.
Os vencedores foram os criadores do Guiboo. A equipe formada por Diego Velazquez, Daniel ChowYang, Matheus Castegnaro, Lucas Oliveira e Gabriel Custódio Matos, teve como ideia uma ferramenta para a conexão rápida entre guias e agências de turismo e motoristas autônomos para facilitar a contratação de serviços. Segundo a equipe, especialmente nos períodos de alta temporada existe uma dificuldade em fazer essa contratação, que atualmente ocorre principalmente por meio de redes sociais e no boca-a-boca. O grupo levou um prêmio de R$ 2.500,00, além de uma inscrição para o Circuito Oeste de Startups do Sebrae.
Créditos: Kiko Sierich/Assessoria PTI
Outras ideias
“Welcome2” – um aplicativo focado na acessibilidade e na experiência do usuário com necessidades especiais. A ideia é que os atrativos recebam notas conforme essas experiências.
“Foz Companion” – um intermediário digital para as pessoas que querem independência no turismo, por meio de um produto digital. O aplicativo traz um questionário para identificar os interesses dos turistas e um catálogo de atrativos, para que possa ser montado um roteiro.
“Guia Foz” – um aplicativo para reunir todas as informações sobre o turismo na cidade. Os passeios são sugeridos conforme o perfil de cada usuário, por meio de algoritmos inteligentes, e o aplicativo também permite a compra simples e centralizada dos vouchers.
(Com informações da Assessoria/PTI)