Publicada em
Potencial feminino no turismo foi tema de Diálogos 100 Fronteiras no Festival
Um grande público acompanhou na tarde desta quinta-feira (16), o 1º Encontro Internacional da Associação das Mulheres de Turismo de Foz do Iguaçu (AMUTUR). O evento foi promovido em parceria com a iniciativa “Diálogos sem Fronteiras”, da Revista 100 Fronteiras, e teve como tema o potencial feminino no turismo.
O objetivo do encontro foi mostrar os principais desafios da mulher, tanto na área do turismo, como em outros setores da sociedade em geral. Durante a abertura, a presidente da AMUTUR, Lilian Grellman, explicou que a intenção é “destacar e valorizar a participação ativa da mulher no turismo, assim como também debater o empoderamento da mulher através da igualdade de gêneros”.
Em sua apresentação, Angélica Muñoz, presidente executiva e fundadora da Rede Latino-Americana de Congressistas da Colômbia, motivou os participantes com maneiras simples de promoção do empoderamento da mulher.
Já a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, contou detalhes do projeto ‘Posadas Turísticas del Paraguay’, uma ação efetiva na área de turismo comunitário visando aproveitar a hospitalidade do povo paraguaio e transformá-la em negócio.
A ação atualmente contempla 110 estabelecimentos espalhados por 28 destinos turísticos do país vizinho, mas tem como meta chegar a 200 locais ainda este ano, disponibilizando mais de dois mil leitos aos turistas. “Há 4 anos, o turismo interno era algo incipiente. Precisamos chegar ao coração do paraguaio para convertê-lo em empresários do turismo”, explicou. “O melhor país é onde nascemos”.
Participaram também encontro a diretora executiva e financeira da Itaipu Binacional, Margaret Groff, e a ministra da Mulher da República do Paraguai, Ana Maria Baiardi Quesnel.