Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas
Já conhecido como um evento preocupado com as causas ambientais e respeito ao meio ambiente, o Festival das Cataratas teve mais um marco importante na tarde desta sexta-feira (22). Juntamente com seus parceiros, a organização promoveu a assinatura da Carta de Intenções do Movimento Junho Verde no Bosque do Rafain Palace Hotel.
Mais de vinte estabelecimentos aderiram ao movimento ambiental, e com isso se comprometeram em promover ações de sustentabilidade. Em uma das atividades já desenvolvidas, neste mês de junho as fachadas desses locais receberam tons de verde em sua iluminação, uma alusão à causa.
Além disso, o Festival vai compensar as emissões de gases poluentes a exemplo do que já fez em outras edições. Para marcar o ato, um plantio simbólico foi realizado com a participação do organizador do Festival, Paulo Angeli, e representante dos empreendimentos. “Agradecemos o empenho de cada um em prol desta causa tão importante visando a preservação de nossos recursos naturais”, destacou.
Estes gases são provenientes de atividades diversas relacionadas ao Festival, como montagem e desmontagem das estruturas, uso de água e energia, viagens dos participantes, e até produção de lixo. A compensação será realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur) seguindo a GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), metodologia utilizada mundialmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas.
O total de emissões contabilizadas será convertido no plantio mudas de árvores nativas. Essa preocupação socioambiental já foi reconhecida em algumas premiações. Por dois anos consecutivos, a De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento também é certificado com o Selo Sustentável da Destino Verde e o Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.
Por falar em Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as atividades do Festival têm ligação direta com pelo menos cinco dos 17: Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).
Sustentabilidade na prática
Durante o Festival das Cataratas, os participantes puderam participar de ações de educação ambiental, além de receberem materiais gráficos e de folheteria produzidos com materiais reciclados, e bolsas com garrafas pet como matéria-prima, e sementes de espécies de árvores nativas da região.
Logo na entrada do Rafain Palace Hotel, o público se deparou com a exposição de móveis confeccionados por meio da reutilização de pallets. O trabalho socioambiental é desenvolvido por acadêmicos de Biologia e Engenharia Ambiental da Uniamérica. Posteriormente, estas peças serão doadas para o Lar dos Velhinhos, de Foz do Iguaçu (PR). Em outro espaço, o Museu do Lixo Eletrônico apresentou a importância do descarte e reciclagem deste tipo de resíduo, classificado como perigoso e nocivo ao meio ambiente e à população devido aos metais pesados.
O Festival ainda gera empregos diretos e indiretos, e aumento da renda para a comunidade local e região, além de oferecer a opção de entrada gratuita da população regional na Feira de Turismo e Negócios, um verdadeiro recorte sobre o que há de melhor em serviços e produtos turísticos de toda a América do Sul.
13º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.
Dias: 20, 21 e 22 de junho de 2018
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Foz do Iguaçu – PR – BR