Publicada em

Foz se prepara para a retomada dos eventos a partir de 1º de outubro

miniatura

Foz do Iguaçu está em contagem regressiva para a retomada do setor de eventos, que a partir de 1º de outubro poderá receber eventos com qualquer número de pessoas. Os eventos foram descontinuados em março devido à pandemia. Em agosto, a Prefeitura autorizou a realização de eventos de até 50 pessoas. A partir de 20 de setembro, obedecendo o plano de retomada gradual e segura, a Prefeitura de Foz do Iguaçu liberou a realização de eventos até 150 pessoas.

Cada movimento teve que seguir as instruções e protocolos sanitários para retomada cuidadosa, observando o Decreto de número 28337. O decreto que instituiu uma série de exigências em relação à segurança sanitária de hóspedes e trabalhadores. Todos os estabelecimentos assinaram termos de responsabilidade.

A próxima etapa, a partir da quinta-feira, 1º de outubro, será a liberação de eventos em geral limitado a 30% da capacidade de cada auditório em meios de hospedagem ou espaços específicos para eventos. A diretora-executiva do Visit Iguassu, Cristiane Santos, será a coordenadora de um Grupo de Trabalho criado esta semana para acompanhar a volta dos eventos.

“Será um grande desafio recuperar o mesmo cenário dos eventos em nosso destino, mas não mediremos esforços em parceria com as instituições e com os nossos associados para buscar esta recuperação”, disse Cristiane.  Ela afirmou que o Destino Iguaçu é um dos mais preparados para receber eventos dentro das novas normativas de segurança sanitária, mantendo a mesma qualidade e receptividade. Segundo ela, com o retorno gradual dos voos para Foz do Iguaçu, a cidade e o destino caminham para uma retomada segura.

Para Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu, “é muito importante que as organizadoras de eventos e todo o mercado de eventos, tanto associativo, quanto corporativo, tenham pleno conhecimento que Foz do Iguaçu é um destino seguro no que diz respeito ao cumprimento das exigências e protocolos sanitários, que asseguram tanto os profissionais de eventos, quanto os clientes e participantes que buscam um destino seguro, completo e qualificado para ser a sede de seus eventos”.

Para a retomada dos eventos no Destino, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) lidera a criação de um Grupo de Trabalho específico para acompanhar a retomada dos eventos e assegurar que o retorno seja seguro e sustentável.  O COMTUR de Foz do Iguaçu é formado por mais de 30 entidades de classes públicas e privadas que vai desde a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, passando por sindicatos de categorias do turismo e hotelaria, até órgãos como a Infraero, Itaipu Binacional, Polícia Federal e a Receita Federal.

Segundo Paulo Angeli, presidente do COMTUR, a coordenação do novo Grupo de Trabalho ficará com o Visit Iguassu, responsável por ações de captação e apoio a eventos e marketing do destino Foz do Iguaçu. A primeira reunião oficial do Grupo de Trabalho e acompanhamento, acontecerá na sexta-feira, 25, às 14h, na sede do Visit Iguassu. O objetivo é que, através dessa reorganização, estejamos preparados para o fortalecimento da Gestão Integrada, onde cada instituição deve cumprir com seus deveres e também ter voz para representar seu setor, disse Paulo Angeli.

Na pauta, estará a análise do cenário e contextualização do setor, e também serão discutidas proposições para o impulsionamento dos eventos junto à retomada do turismo e, oportunamente, a identificação de um calendário de feiras, eventos e ações que deve ser priorizado em 2021 pro mercado de eventos.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhoteis), Neuso Rafagnin, duas palavras resumem o sentimento do setor: ansiedade e esperança. Ansiedade diante da possibilidade de retomada após 180 dias de paralisação. Para ele os eventos são muito importantes por serem uma fonte de faturamento diferenciado. “Um evento de três dias pode equivaler ao faturamento com ocupação total de cinco a dez dias da ocupação normal do hotel com hóspedes de lazer”, destacou. “Estamos todos apostando e comprometidos com a retomada”, concluiu.

(Assessoria)

« Voltar para Home