Publicada em

Foz do Iguaçu tem recorde de visitantes em janeiro e sucessão de boas novas

O primeiro mês de 2014 fechou com recorde de visitantes nas Cataratas do Iguaçu e na usina de Itaipu.

FITCataratas Cataratas01

FITCataratas itaipu02

 

Fevereiro começou com uma série de boas notícias, desde o anúncio de que a seleção sul-coreana oficializou Foz do Iguaçu como centro de treinamento até a captação de recursos do BID para um plano de desenvolvimento estratégico do turismo na região e a contratação de uma consultoria internacional para desenvolver o projeto-piloto do Beira Foz.

Importante, ainda, foi o reconhecimento pelo Ministério do Turismo de que Foz do Iguaçu “será destaque” durante a Copa do Mundo no Brasil. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, lembrou que os centros de treinamento de seleções “terão o foco de todos” e que “a divulgação da cidade no exterior vale – e vale muito – para o turismo brasileiro”.

E outras

E tem mais: ainda este ano, Foz do Iguaçu ganha um parque temático, com museu de cera e parque dos dinossauros -, além de obras de revitalização de três praças, do início da construção de dois novos shopping centers e do término da reforma no aeroporto internacional.

foz_do_iguacu_01

Há também boa possibilidade de o Marco das Três Fronteiras ser entregue ao público totalmente recuperado, ainda este ano, e do Centro de Convenções passar a ser administrado pela iniciativa privada, o que deverá gerar novos investimentos no setor.

Momento ímpar

Para o secretário municipal do Turismo, Jaime Nascimento, este “conjunto de alinhamento de fatos positivos configura um momento ímpar para Foz do Iguaçu”. E comemora: “Está tudo acontecendo”.

Gilmar Piolla lembra que, com a atuação integrada de todo o trade turístico, foi possível, inicialmente, mudar a imagem do destino Iguaçu. “Nós conseguimos alterar a percepção sobre Foz do Iguaçu”, afirma, citando ações que garantiram mídia positiva, como a eleição das Cataratas do Iguaçu entre as sete novas maravilhas da natureza e a atração de eventos de grande repercussão.

O trabalho incluiu ainda o incremento de voos, que tiveram um grande crescimento nos últimos anos, e a qualificação da hotelaria e da gastronomia, entre outros fatores. “Agora começamos a fase de colher os bons resultados”, completa.

O melhor janeiro

O número de visitantes, tanto nas Cataratas quanto na usina de Itaipu, já fez o mês de janeiro entrar para a história.

parque_nacional_iguacu_05

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 200.835 turistas de 115 nacionalidades, 8% a mais que no mesmo período do ano passado e o melhor resultado para janeiro desde 1980, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou a registrar oficialmente o número de visitantes.

FITCataratas itaipu03

FITCataratas itaipu01

No Complexo Turístico Itaipu, foram 64.955 visitantes, 7,6% a mais do que em janeiro de 2013. Foi o maior movimento no mês de janeiro desde o início da cobrança de visitas turísticas, em 2007.

A escolha dos sul-coreanos

No último dia de janeiro, a Fifa divulgou a lista de centros de treinamento de seleções estrangeiras que vêm disputar a Copa do Mundo no Brasil. A seleção da Coreia do Sul, que havia treinado em Foz do Iguaçu para amistosos nos Estados Unidos, voltará à cidade em maio, junto com um batalhão de jornalistas e milhares de torcedores sul-coreanos.

Treino Koreia

Um estudo do Ministério do Turismo confirma que, depois das cidades que sediarão os jogos, Foz do Iguaçu será o destino mais procurado por turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo.

Em nota à imprensa, o Ministério do Turismo destacou que Foz do Iguaçu, pela “exuberância de suas paisagens e o maior conjunto de quedas d’água do mundo, (deve) fazer parte de qualquer roteiro turístico de natureza para os turistas que circularão pelo Brasil, durante o Mundial de futebol”.

Planejamento com recursos do BID

O Ministério do Turismo, ainda no início de fevereiro, trouxe mais uma boa notícia para Foz do Iguaçu: a cidade foi incluída no convênio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com recursos do BID, será elaborado um plano estratégico de desenvolvimento do turismo em Foz do Iguaçu e nos 15 municípios que margeiam o Lago de Itaipu. O Ministério já abriu processo de seleção para contratar uma empresa de consultoria que irá desenvolver o plano.

Com recursos do BID, o Ministério do Turismo já investe em planos estratégicos para desenvolver o turismo nas Serras Gaúcha e Catarinense e ainda na Rota das Emoções, um roteiro que inclui os estados do Ceará, do Maranhão e do Piauí.

Lançamento (337)

“O diagnóstico da região e suas potencialidades é essencial para a implantação de ações de políticas públicas que visem o desenvolvimento do turismo e da economia da região, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, diz o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Para o secretário municipal Jaime Nascimento, além de garantir o planejamento de longo prazo das ações de turismo na região, a chancela do BID poderá facilitar a alocação de recursos, inclusive da iniciativa privada, em projetos importantes da região, como o próprio Beira Foz.

Consultoria para o Beira Foz

O projeto Beira Foz, que prevê a revitalização de uma área que se estende por 34 quilômetros entre os limites da usina de Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu, terá a participação de uma empresa de consultoria internacional, contratada pela Itaipu.

A consultoria Arup, presente em 35 países, vai desenvolver um projeto geral para as áreas próximas aos rios Paraná e Iguaçu, além de selecionar e detalhar uma área para um projeto-piloto.

Para discutir propostas e colher sugestões sobre o Beira Foz, a Arup participou de um workshop, na terça e quarta-feira (dias 4 e 5), com representantes de várias instituições, como Prefeitura, Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), Receita Federal e Unila.

Segundo o secretário Jaime Nascimento, que é coordenador geral do Beira Foz, o workshop permitiu chegar a um consenso sobre os objetivos principais do projeto, que terá como principais focos o turismo, a cultura e a logística (que inclui questões como transporte e segurança).

O diretor-adjunto da Arup no Brasil, Pablo Lazo, explica que os estudos e projetos incluirão “um novo plano urbanístico para a área, um plano de mobilidade e infraestrutura, a modelagem econômica e estratégias de viabilidade”.

O presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, diz que a contratação de uma consultoria internacional dará novo impulso ao Beira Foz. “Acho que, antes, erramos por buscar apenas soluções caseiras”, admite. Ele acredita que, com a experiência da Arup, “será possível apresentar à sociedade um projeto de desenvolvimento econômico e social”.

Lançamento (182)

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, diz que a contratação da consultoria internacional é “uma contribuição da Itaipu para que o Beira Foz se viabilize”. Segundo ele, a empresa também irá contratar um estudo de viabilidade do autódromo internacional de Foz do Iguaçu.

Para Piolla, o Beira Foz indicará um novo zoneamento e uso de solo das áreas compreendidas pelo projeto, informações que deverão ser incorporadas pelo planejamento urbano do município.

“É um projeto local que tem implicações nacionais e até internacionais, pois envolve segurança de fronteira. Mas é fundamental que o poder público municipal abrace esse projeto”, avalia.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ivone Barofaldi, afirma que, atualmente, a região abrangida pelo Beira Foz “é uma área que está esquecida, mas tem grande potencial para incrementar o turismo na cidade”.

FONTE: http://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br/novidades/foz-do-igua%C3%A7u-tem-recorde-de-visitantes-em-janeiro-e-sucess%C3%A3o-de-boas-novas

« Voltar para Home