Foz do Iguaçu se ilumina para o Movimento Junho Verde
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais, o Festival das Cataratas, com o apoio de diversas instituições, está promovendo o Movimento Junho Verde, uma referência ao mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5).
Diversos estabelecimentos já aderiram à causa, iluminando de verde as suas fachadas e ambientes. Já é possível observar os “novos visuais” em alguns locais da cidade, como hotéis, bares, restaurantes e empresas locais. “O turismo é um setor importante para Foz do Iguaçu e, por isso, deve dar exemplo em questões ambientais”, explicou Paulo Angeli, coordenador do Festival das Cataratas.
A ideia é de que movimento seja expandido para toda a cidade. A participação é livre para todos os interessados em aderirem a este importante movimento.
O Movimento Junho Verde é apenas uma das iniciativas do Festival das Cataratas em prol da sustentabilidade. Durante o evento, que será promovido nos dias 20, 21 e 22 de junho, os participantes poderão participar de ações de educação ambiental e relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com temas como gestão adequada dos resíduos, importância da água, economia de energia, energias renováveis e aquecimento global.
Todos os materiais gráficos e de folheteria do evento são produzidos com materiais reciclados, assim como as bolsas distribuídas utilizam garrafa PET como matéria-prima. Além disso, por dois anos consecutivos, o Festival recebeu o Selo Sesi ODS de Evento Sustentável. As atividades têm ligação direta com pelo menos cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).
13º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.