Publicada em
Fórum Internacional de Turismo reúne mais de mil estudantes
Estudantes e professores de 18 estados brasileiros participaram na noite desta quinta-feira (16), da abertura oficial da décima edição do Fórum Internacional do Turismo do Iguassu. O evento complementar ao Festival de Turismo das Cataratas é consolidado como um dos maiores eventos técnico-científicos de turismo do Brasil.
Durante a solenidade, a mesa de honra foi formada por integrantes das 12 instituições de ensino apoiadoras do evento, que neste ano teve mais de mil inscrições. Em seu discurso, o coordenador geral do Fórum e professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Francisco Antonio dos Anjos, destacou que o Fórum é resultado de um esforço conjunto realizado ao longo dos últimos dez anos e representa uma rede de professores, alunos e a comunidade do turismo em geral. “Estamos cada vez mais integrados e é dessa forma que poderemos criar uma área forte de turismo no Brasil”, ressaltou.
A conferência de abertura foi ministrada pela especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo e autora de quase 90 publicações acadêmicas. Ela abordou a relação entre o turismo e os megaeventos, contando detalhes sobre os bastidores de quando o seu país sediou a Copa do Mundo de 2010.
A especialista traçou um panorama sobre como esses megaeventos – como também é caso dos Jogos Olímpicos – podem ser influenciar positivamente ou negativamente um país. Em relação aos benefícios, ela destacou a injeção econômica, a geração de empregos e o desenvolvimento do turismo. Por outro lado, falou dos possíveis impactos ambientais e a má utilização de dinheiro público. “Sem transparência e prestação de contas não sabemos para onde está indo o nosso dinheiro. A pessoa não tem água potável ou um lugar para morar, e de repente vê o seu país construindo estádios de R$ 2 bilhões”, complementou.
Nesta sexta-feira (17), serão realizadas as apresentações dos 199 trabalhos aprovados, divididos em 12 eixos estruturantes. Nos últimos anos, o fórum vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil.
Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados. Nesta sexta-feira (17), às 19h, durante a solenidade de encerramento do Fórum serão divulgados os melhores trabalhos submetidos.