Publicada em
Fórum Internacional de Turismo do Iguassu divulga melhores trabalhos
Nesta sexta-feira (17), durante a última noite do 11º Festival de Turismo das Cataratas, foi realizada a solenidade de encerramento do 10º Fórum Internacional de Turismo das Cataratas. O evento foi considerado o maior de sua trajetória, com a apresentação 199 trabalhos científicos de todo o país, além de palestras e oficinas.
Antes do anúncio dos melhores trabalhos de 2016, foi lançado o livro “Turismo e Desenvolvimento Econômico”, uma coletânea dos melhores trabalhos apresentados na 9ª edição do Fórum, organizada por Francisco Antonio dos Anjos em parceria com o organizador e idealizador do Festival, Paulo Angeli.
Uma das novidades desta edição do Fórum foi a premiação das instituições que tiveram maior número de trabalhos submetidos. Em primeiro lugar ficou a Universidade Estadual Paulista (UNESP), seguida por Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Na categoria “Resumo Expandido”, o vencedor foi Alex Borges Dias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), com o trabalho “Análise SWOT para promover o desenvolvimento de potenciais atrativos turísticos: o caso do Porto de Santa Vitória do Palmar (RS). Em segundo lugar ficou Daniela Mendonça Durau, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o trabalho “Caracterização da oferta de souvenir na Feira da Estação, em Ponta Grossa”.
Já entre os “Artigos Científicos” venceram Álvaro Bahls e Raquel Maria Fontes do Amaral, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com o trabalho “A gênese dos hostels: comparação entre o panorama internacional e nacional – em busca de um conceito original”. Na sequência ficaram Fabiana Evaristo de Souza, Alexandre Daher Ferreira Sales e Ingrid Conceição Dantas Guerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o trabalho “Buchada e sarapatel: resgate das formas de preparo e consumo tradicionais em feiras livres da Paraíba”.