O conjunto de ações desenvolvidas pelo Festival das Cataratas em prol das causas ambientais e sociais foi reconhecido nesta quinta-feira (5) com o Selo Sesi ODS durante solenidade realizada em Curitiba (PR).
Esta é a quarta vez consecutiva que a De Angeli – empresa responsável pela organização do Festival – recebe esta certificação, que tem como premissa valorizar boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Paraná. A lista de todas as instituições está disponível em https://bit.ly/2lAUNmV.
A De Angeli foi representada durante a cerimônia por Mayara Angeli, diretora administrativa; Elaine da Luz, Gestão de Qualidade; Renata Sakamoto, Gestão de Projetos; e Caroliny Matinc, uma das idealizadoras do Movimento Junho Verde.
De acordo com Mayara Angeli, “a cada ano a equipe se empenha mais para realizar ações de responsabilidade socioambiental no Festival”. “É importante viver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e disseminar estes conceitos tão importantes”, complementa Elaine da Luz.
Relação com os ODS
As ações promovidas no âmbito do Festival das Cataratas têm ligação direta com cinco dos objetivos elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17). Antes da oficialização dos 17 ODS, em 2015, a De Angeli já havia conquistado o Selo Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Movimento Junho Verde, liderado pelo Festival, mais uma vez se destacou com iniciativas que envolveram toda a comunidade. Entre elas, a compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE), o incentivo à iluminação verde em estabelecimentos da cidade e ações de Educação Ambiental, como no caso da limpeza e recuperação do Rio Mimbi, adotado pelo movimento.
Além disso, todos os materiais gráficos e de folheteria do evento são produzidos com materiais reciclados, assim como as bolsas distribuídas utilizam garrafa PET como matéria-prima. Na parte social, o Festival gera empregos diretos e indiretos, proporcionando aumento da renda para a comunidade local e da região, além de abrir as portas da Feira de Turismo e Negócios para que os moradores possam conferir o que há de melhor em serviços e produtos turísticos nacionais e internacionais