Publicada em
Ex-ministro ressalta as potencialidades do Brasil para o turismo de negócios
Nesta sexta-feira (22), o Festival das Cataratas contou com a participação do ex-ministro Luiz Barreto no 4º Salão MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras). O evento, paralelo ao Festival, é promovido em parceria com a Associação Brasileira de Eventos (ABEOC Paraná), Sebrae PR e Paraná Turismo.
Na apresentação sobre “Turismo Inteligente”, Barreto trouxe vários dados e números referentes ao turismo nacional, focando principalmente no turismo de eventos e de negócios. Em relação aos eventos, lamentou o fato do Brasil sediar poucas ações em relação aos países vizinhos da América do Sul. Também comentou que, apesar de ocupar 50% do território da América do Sul, recebe apenas 20% dos turistas internacionais que chegam ao continente.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do ICCA (International Congress and Convention Association), São Paulo (SP), que foi a cidade brasileira que mais sediou eventos internacionais (55) em 2017. O número é menos da metade do registrado em Buenos Aires (131). A capital argentina lidera este ranking no continente, seguida por Lima (Peru).
Em relação ao turismo de negócios, o ex-ministro ressaltou a importância estratégica de Foz do Iguaçu e região, citando dois motivos principais: o fato de possuir três aeroportos internacionais num raio de apenas 83 quilômetros, e por ser a terceira cidade do Brasil que mais promove eventos internacionais de negócios, atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Barreto citou as quatro metas globais previstas para 2022, de acordo com o Plano Nacional de Turismo: aumentar a entrada anual de turistas estrangeiros de 6,5 milhões para 12 milhões; aumentar a receita gerada pelos visitantes internacionais de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões; ampliar de 60 milhões para 100 milhões o número de brasileiros viajando pelo País; e ampliar de 6,5 milhões para 9 milhões o número de empregos relacionados ao turismo no Brasil.