De Angeli recebe Selo de Qualidade no Turismo do Paraná
Nesta sexta-feira (17), durante o 23º Salão Paranaense de Turismo, a De Angeli Feiras e Eventos – empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas – recebeu o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, Ciclo 2016/2017. Diversas autoridades do setor participaram da solenidade realizada na Expo Unimed, em Curitiba (PR).
A certificação é um reconhecimento às organizações que investem em melhorias em seus processos de gestão e na qualidade na prestação dos serviços. Na análise de conformidade executada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a pontuação atingida pela De Angeli foi de 93,0%. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços.
O processo de avaliação cumpriu as seguintes etapas:
– Diagnósticos (Modelo de Excelência em Gestão, Turista Oculto e Questionário de Análise da Qualidade);
– Plano de Melhoria e Inovação, customizado, construído a partir dos diagnósticos e realizado no período médio de quatro meses. Nesse período o empresariado foi assistido por consultores técnicos do Sebrae PR.
– Diagnósticos (Modelo de Excelência em Gestão, Turista Oculto e Questionário de Análise da Qualidade) – Repetição da ação realizada no início do processo, objetivando mensurar a variação da maturidade de gestão e qualidade na prestação de serviços turísticos.
O projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é executado pelo comitê gestor formado pelas instituições: ABAV PR – Associação Brasileira de Agências de Viagens – Paraná, ABECOC PR – Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Eventos – Paraná, ABIH PR- Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – Paraná, ABRASEL PR – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Paraná, Sistema FECOMÉRCIO PR – SESC / SENAC, Paraná Conventions, Paraná Turismo e SEBRAE/PR.
Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos.
Das mais de 160 empresas inscritas no programa deste ano, 120 atingiram 80% de conformidade nos critérios avaliados e receberão o Selo. Esta distinção não é permanente. Tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua dos participantes para que alcancem a qualificação, com avaliação anual.