Publicada em
Cury debate “territorialidade transfonteiriça e as redes do turismo”
“Territorialidade transfonteiriça e as redes do turismo”. Este foi o assunto da palestra de abertura do 9º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Considerado um dos principais eventos nas áreas técnica e científica do setor no Brasil, o fórum é realizado dentro do Festival de Turismo das Cataratas.
O tema foi apresentado pelo professor doutor Mauro José Ferreira Cury, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Ele buscou analisar as rotas, caminhos, circuitos turísticos e o desenvolvimento territorial; além de compreender o turismo e o valor das rotas, caminhos e circuitos turísticos por meio da geografia em seus conceitos basilares de território, territorialidades e transfronteiriços.
Segundo ele, as territorialidades estabelecidas pelas rotas e caminhos já firmados e outros a serem organizados merecem especial atenção no desenvolvimento de novas estruturas e uma constante avaliação do processo de avanço do turismo. “A dinâmica social com seus vínculos culturais atreladas ao território e as singularidades locais merecem ser conservadas como também a integridade das comunidades locais”, disse sua conclusão.
Livro – Durante a abertura do 9º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foi lançado o livro com os trabalhos selecionados em 2014, cujo tema foi “Turismo na Natureza”. O material científico foi organizado por Francisco Antônio dos Anjos, Newton Paulo Angeli e Rosislene de Fátima Fontana. Os autores de trabalhos presentes na cerimônia receberam um exemplar da publicação.