Publicada em
Arena Gastronômica apresentou pratos típicos da região
Evento registrou um crescimento de 20% em relação aos anos anteriores
A Arena Gastronômica Brasil Sabor é a “sobremesa”, o “recheio” do Festival de Turismo das Cataratas. São sabores e aromas que passeiam desde os pratos mais sofisticados até a culinária simples, mas rica em qualidade.
A arena teve uma programação intensa durante os dois dias do evento. Este é o quinto ano consecutivo que a Abrasel – PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) participa do festival. O evento registrou aumento de 20% no número de inscritos em relação aos anos anteriores.
“Este ano batermos um recorde na quantidade de inscritos e no volume de pedidos para participação na arena”, destacou o presidente regional da Abrasel, Paulo Souza. “Não existe turismo sem gastronomia, nada mais justo do que termos o turismo gastronômico representado aqui”.
Nesta edição a proposta foi trazer ao público o que há de melhor na cozinha regional, por isso, foi a primeira vez que o evento contou com a presença de chefs da região. “Nossa abordagem envolve tanto a gastronomia da local quanto a ocasião da Copa do Mundo”, comentou a diretora administrativa da Abrasel, Joice Bartolomeu. A entidade está com a campanha: “O Brasil inteiro pedindo mais um”.
Sabores – Na quinta-feira, 5 a presença de chefs renomados trouxe para a arena gastronômica, a culinária baseada em três regiões do Paraná: Região Rota do Pinhão, Região dos Campos Gerais e Riquezas do Oeste. Os pratos apresentados e oferecidos para degustação foram: Polenta Italiana com Pesto de Pinhão, criado pelo chef Mello, do Restaurante Rural Bosque Italiano; Polenta cremosa com Ragu de Linguiça Blumenau com Queijo Porunguinho, elaborado pela chef Rosane Radecki de Oliveira, do Restaurante Girassol e Peixe na Grelha, com os chefs Altair Pandini, Rodrigo Schanoski e Eder Anschau, da cidade de Maripá.
O conceito de “gastronomia responsável” também foi abordado no primeiro dia com a chef Eva dos Santos, da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza. A chef preparou uma receita de Arroz de Camarão com Rúcula.
A região trinacional e sua culinária peculiar foi explorada durante o segundo dia do evento. Através de uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) foram apresentados os quatro pratos vencedores de um concurso realizado entre os alunos. “Os chefs participaram do “gastronomíadas”, que foi um evento interno onde selecionamos os pratos que estariam aqui no festival”, explicou professora do IFPR, Paola Stefanutti.
As delícias preparadas para ressaltar as riquezas locais foram: Caldeirão de Raízes, criado pela chef Diana Marília Arenas; Suflê de Piapara Assada com Mandiocas à Juliene e Espuma de Azeitonas, da chef Michele Cristiane das Asnes. Para fechar a programação teve ainda a Tilápia Jokua, da chef Vidália Concepción Cáceres e o Tornedo Tríplice, criação da chef Annie Caroline Lordani.
A responsável pelo caldeirão de raízes, chef Diana, contou que em cada ingrediente para o preparo do prato foram utilizadas raízes que contam parte da história da região. “Pensando na diversidade e riqueza cultura que existem aqui, usei como ingredientes raízes que contam um pouco da Tríplice Fronteira”. Todos os pratos servidos na Arena Gastronômica Brasil Sabor foram harmonizados com vinhos e espumantes de acordo com a característica de cada receita.
FIT Cataratas – O 9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu será realizado de 4 a 6 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, com organização da De Angeli Feiras e Eventos, apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná/ Confederação Nacional do Iguaçu (CNC) e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu).