Publicada em

Aspectos de sustentabilidade são destaque do Santuário Nacional no Festival das Cataratas

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), principal destino turístico-religioso do país é uma das atrações da 13ª edição do Festival das Cataratas. Neste ano, o maior templo mariano do mundo está representado pela sua estrutura de acolhimento, que compreende o Hotel Rainha do Brasil e o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Por meio de tecnologia de realidade virtual, os visitantes da Feira de Turismo e Negócios podem “caminhar” pelos corredores do maior templo mariano do mundo e sua estrutura de acolhimento, conferindo com detalhes os espaços por onde passam anualmente mais de 13 milhões de peregrinos.

Além do estande, o Santuário Nacional também apresentou sua estrutura em uma palestra nesta quinta-feira (21), durante a programação do evento. Assim como o Festival, que propõe uma reflexão sobre a sustentabilidade com o “Movimento Junho Verde”, o Santuário Nacional já adota práticas sustentáveis em seus empreendimentos e na sua participação nas feiras de turismo.

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Prova disso é que o Hotel Rainha do Brasil foi o primeiro do país a obter o Selo Verde de Certificação de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro em 2013. A premiação foi alcançada graças aos métodos de soluções sustentáveis adotados pelo empreendimento em seu dia a dia.

O próprio Santuário possui 500 mil m² de área verde. Além disso, em parceria com a SOS Mata Atlântica, o maior templo mariano do mundo iniciou neste ano o maior plantio de árvores da história do Vale do Paraíba, com a adoção de 248 hectares, o equivalente a 347 campos de futebol. A expectativa é de que até 2020, 620 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica sejam plantadas em terrenos de Aparecida (SP) e Taubaté (SP).

A preocupação ambiental está expressa até mesmo nos brindes entregues no Festival. A sacola oferecida para quem passa pelo estande, por exemplo, é confeccionada com tecido PET, que reaproveita garrafas já utilizadas e enviadas para reciclagem. Além disso, a bolsa também pode ser usada em outras ocasiões, reduzindo os impactos ambientais.

Ainda em sintonia com as ações de conscientização ambiental, alguns pontos do complexo turístico-religioso se iluminaram de verde neste mês para recordar a importância da preservação do meio ambiente. O Campanário do Santuário Nacional, o prédio do Hotel Rainha do Brasil e o Mirante do Morro do Cruzeiro foram escolhidos para receber a iluminação especial até o fim de junho.

(Com informações do Santuário Nacional)

« Voltar para Home