Publicada em

Festival das Cataratas tem o maior fórum técnico-científico do turismo nacional

Um bom público prestigiou a abertura do evento nesta quinta-feira (29). Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Mais de 1,2 mil estudantes e professores participaram do Fórum Internacional do Turismo do Iguassu neste ano. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

A mistura de sotaques, as trocas de experiências e a qualidade dos trabalhos apresentados são algumas das características marcantes do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento – que é realizado durante o Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu (PR) – já se consolidou como o principal técnico-científico do turismo nacional.

Em 2017, o Fórum teve recorde histórico no número de participantes. Foram mais de 1200 estudantes e professores que vieram de todo o Brasil e até de países vizinhos como o Paraguai e a Argentina. O evento também superou a marca de trabalhos submetidos: 270, entre artigos científicos e resumos expandidos, provenientes de 30 instituições de ensino de 13 estados brasileiros.

Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), o evento conta com o apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. Segundo o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, o Fórum dá a oportunidade para a academia e o mercado do turismo interagirem diretamente. “É uma excelente vitrine. Além dessa interação, os melhores trabalhos são publicados em coletâneas, revistas científicas e anais online”, destaca.

Para participarem dessa última edição, os trabalhos científicos inscritos poderiam estar relacionados aos seguintes eixos temáticos: Turismo, Planejamento e Política Pública; Turismo e Desenvolvimento Local e Regional; Turismo, História e Cultura; Turismo e Meio Ambiente; Turismo, Lazer e Entretenimento; Turismo e Hospitalidade; Turismo, Educação e Formação Profissional; Turismo, Inovação e Tecnologia; Turismo e Gastronomia; Turismo, Marketing e Serviços; Turismo e Eventos; e Turismo sem Fronteiras.

Qualidade dos debates e clima de “competição”

Todos os anos, o Fórum se reinventa para acompanhar as principais discussões e temas em evidência no setor. Além das apresentações, renomados palestrantes contam um pouco sobre suas vivências e experiências dentro das temáticas estabelecidas. Em 2017, por exemplo, “Cidades Criativas” foram por Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora da Universidade Feevale. Um ano antes, havia sido a vez da sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo, contar a sua experiência sobre a Copa do Mundo de 2010, dentro da temática “Turismo e Megaeventos”.

Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale, foi uma das palestrantes da última edição. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Por mais que todas as instituições de ensino e seus respectivos acadêmicos e professores estejam no Fórum para um intercâmbio de conhecimentos, é inegável que ter seu trabalho premiado é o desejo de muitos. Durante o Fórum, os responsáveis pelos melhores artigos e resumos expandidos são premiados com dinheiro. Além disso, a instituição com maios número de trabalhos submetidos é homenageada durante o evento. No caso de 2017, quem liderou foi a Universidade Estadual de Ponta Grossa, com 25 submissões, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal da Paraíba (PB).

Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Alguns dos autores dos melhores trabalhos submetidos em 2017. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Durante toda a realização do Festival das Cataratas, Foz do Iguaçu – que abriga as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu e o gigantismo da Itaipu Binacional – faz questão de receber todos de braços abertos. Os atrativos, assim como o comércio e a hotelaria oferecem preços e condições especiais ao público.

Edição 2018

A 12ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu já tem data definida. Será realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2018. Para participar, fique ligado aos prazos para as inscrições e submissões de artigos científicos e resumos expandidos no site (www.festivaldascataratas.com) e na fan page do Festival: https://www.facebook.com/FestivaldasCataratas.

« Voltar para Home