Publicada em

Turismo para público LGBT é debatido no FITCataratas2014

A palestra Turismo e Mercado GLS apresentou os números do segmento e as dicas que quem quiser explorar o segmento

O turismo direcionado ao público GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) é um nicho de mercado em expansão mundial. O 9º Festival de Turismo das Cataratas reservou uma palestra especial para quem pretende atuar e atender bem a este segmento.

Turismo e Mercado GLS - Marta Dalla Chiesa - Foto Marcos Labanca (2)

Durante a apresentação Turismo e Mercado GLS, a presidente da ABRAT – GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), Marta Dalla Chiesa, expos a atual realidade do mercado e as possibilidades de expansão. “É um mercado que cresce junto com os direitos e a visibilidade”, apontou.

Conforme estudo apresentado na palestra, o público LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) viaja quatro vezes mais do que os demais, e também gasta por volta de 30% acima. “Em 2012 foi feita uma pesquisa que constatou um aumento de 400 mil pessoas na ocasião da Parada do Orgulho Gay, em são Paulo, isso mostrou uma maior quantidade de visitas em outros atrativos da cidade”, disse Marta. Para ela, os números revelam uma conta expressiva para os mercados dispostos a se atualizarem.

Atualmente as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Salvador são as que mais recebem homossexuais para turismo. A palestrante ainda destacou que é um público que costuma viajar no período de baixa temporada, já que muitos não têm filhos e não dependem das férias escolares.

Turismo e Mercado GLS - Marta Dalla Chiesa - Foto Marcos Labanca (3)

Para Marta, o mais importante na hora de criar um negócio para atender este segmento é ter empatia, além da capacitação. “Para obter sucesso é necessário tomar certos cuidados como a linguagem por exemplo, mas o que é definitivo é a empatia, não adianta ter apenas funcionários capacitados para atender com educação”.

Segmentos – Durante a palestra, a presidente da ABRAT também apontou para nichos, dentro do turismo LGBT que atualmente são pouco explorados no país, mas que podem ser diferenciais para as empresas que estão a procura de especialização.

Entre as possibilidades estão atrativos para “família LGBT”, ecoturismo e aventura, eventos esportivos e outros. “Hoje temos uma nova realidade, existem publicações especializadas, cruzeiros, mas ainda há muito o que ser explorado dentro desta área e com certeza quem chegar primeiro terá garantida a fidelidade do cliente”, concluiu Marta.

FIT Cataratas – O 9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu será realizado de 4 a 6 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, com organização da De Angeli Feiras e Eventos, apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná/ Confederação Nacional do Iguaçu (CNC) e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu).

FIT nas redes
Site: www.festivaldeturismodascataratas.com
Facebook: facebook.com/festurdascataratas
Twitter: twitter.com/ficataratas
Instagram: instagram.com/fitcataratas
Google+: http://goo.gl/f3FO5n

« Voltar para Home