Publicada em

Em formato híbrido, começa maior fórum científico de turismo das Américas

WhatsApp Image 2021-12-02 at 18.52.52

De maneira presencial ou virtual, estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil participam do 15o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento – que é considerado o maior técnico-científico das Américas – começou nesta quinta-feira (2), integrando a programação do Festival das Cataratas.

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Festival das Cataratas e presidente do Idestur (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos), agradeceu a confiança de todos e destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento do turismo. “O setor tem uma demanda muito grande por novas tecnologias e novas pesquisas. Queremos colocá-las em ação no mercado do turismo”.

Já o Prof. Dr. Francisco Antônio dos Anjos, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), pontuou que o Fórum está entrando numa fase de maturidade, e que o evento vem cumprindo o papel de aproximar as universidades do mercado, trazendo temas práticos para discussão. “A grande pegada do Fórum é ter uma relação com o mercado, o trade turístico e o governo”. A Prof. Dra. Sara dos Anjos, presidente do comitê científico, complementou ressaltando que “a partir das trocas geraremos novos questionamentos que culminarão em investigações. A ciência não pode parar”.

Representando a Itaipu Binacional, uma das patrocinadoras do Fórum, Aline Teigão ressaltou que a empresa sempre apoiou o evento “por estimular não só os atores do trade e players do mercado, mas os pesquisadores a pensarem e repensarem o turismo”. A professora Ms. Alice Leoti agradeceu às instituições de ensino pela parceria e parabenizou todos os autores dos trabalhos desta edição (artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiência).

Na sequência foi promovida a palestra de abertura do Fórum, na qual Josep A. Ivars-Baidal, da Universidad de Alicante (Espanha), abordou o tema “Cidades Inteligentes”. A programação segue nesta quinta-feira a tarde, com a apresentação dos trabalhos e, às 16h, a palestra de Luciano Freitas: “Como vender por storytelling. Organizando ideias para impactar as vendas”.

Na sexta-feira (3), o evento encerra com a divulgação dos trabalhos premiados e a palestra “Estratégias e Competitividade”, ministrada pela Ph.D, Adriana Fumi Chim Miki, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), às 19h. A programação completa está disponível em https://forumdeturismodoiguassu.com/.

O Fórum é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com realização do Idestur (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos), patrocínio da Itaipu Binacional e parceria estratégicas com diversas instituições de ensino do Brasil.

« Voltar para Home