As estudantes Bianca Lahm e Natália Teixeira foram as grandes vencedoras do 3º Hackatour Cataratas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22), durante o último dia do 13º Festival das Cataratas. O evento foi palco da última fase da maratona de programação relacionada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao turismo.
O projeto apresentado pela dupla consiste num aplicativo de realidade aumentada, o TARS (Travelling Augmented Reality Solution), que tem como objetivo oferecer ao turista um novo tipo de interação com o ambiente, e, ao empresário, uma nova forma de atrair o conhecer o seu público. As estudantes irão receber um prêmio de R$ 3 mil, além de outros benefícios como um período de cinco semanas de aceleração na Incubadora Santos Dumont, localizada no PTI, e uma vaga no Empretec.
Em segundo lugar, ficou a equipe formada por Guilherme Seibert, Elison Ribeiro, Airez da Rocha, Pedro Vasconcelos, estudantes do Campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e Elaine da Luz. Eles desenvolveram o protótipo de um site para promover uma conexão entre a comunidade e os eventos locais. Como premiação, além de R$ 2 mil, eles também terão um período de aceleração na incubadora do PTI.
Como funcionou?
Esta edição do Hackatour Cataratas teve um diferencial em relação às anteriores, quando era promovida simultaneamente ao Festival. Desta vez, a maratona propriamente dita foi adiantada para maio, no PTI, quando as equipes tiveram pouco mais de 30 horas ininterruptas para apresentar as suas ideias, baseadas em carências e gargalos do trade turístico.
Após terem suas ideias aprovadas por uma banca formada por especialistas do turismo e da tecnologia, os grupos foram classificados para a segunda fase, na qual passaram por mentorias e capacitações para o aperfeiçoamento destas soluções, para que nesta terceira, e última fase, pudessem tentar vende-las. “No Festival, eles tiveram um aprendizado muito intenso. Eles distribuíram muitos cartões e fizeram relacionamentos com os participantes do evento”, explica Luis Poletti, integrante da comissão técnica do Hackatour.
Segundo Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas, esse novo formato do Hackatour possibilita uma relação mais próxima entre as “startups” e o mercado do turismo. “Nos anos anteriores, não conseguíamos ver esta interação porque durante a Feira eles estavam ‘incubados’. Agora, tiveram 30 dias para aperfeiçoar estas soluções antes de apresentá-las”, destacou. Angeli também lembrou que o Hackatour tem servido de inspiração para outras iniciativas: “Está sendo copiado em eventos pelo Brasil todo e isso é muito bom”.
O Hackatour Cataratas 2018 é patrocinado pela Itaipu Binacional e realizado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Iguassu Startups e Startup PR e Sebrae. Os parceiros estratégicos são Hotel Bella Itália e Google Developer Groups Foz do Iguaçu – GDG.
13º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.