Publicada em

15º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu divulga melhores trabalhos

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Na sexta-feira (3), durante a última noite do 16º Festival das Cataratas foi realizada a solenidade de encerramento do 15º Fórum Internacional de Turismo das Cataratas. O evento é considerado o maior fórum científico de turismo das Américas e nessa edição ocorreu em formato híbrido (presencial e on-line).

Na categoria Artigos Científicos, o trabalho melhor avaliado foi “Práticas hedonistas de lazer e prazer dos Turistas gays brasileiros”, produzido por Christopher Smith Bignardi Neves, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na segunda colocação ficou o grupo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), formado por Dores Cristina Grechi, Danilson Ivandro Gonçalves da Veiga, Fabio Roberto Cordeiro da Silva e Giovane Silveira da Silveira, com “Turismo e Desenvolvimento em Território de Fronteira: aspectos sobre política, governança e uso de dados”

Já entre os Resumos Expandidos, a primeira posição ficou com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O trabalho “Estilos de Aprendizagem e Estratégias de Ensino na Gastronomia: As Melhores Técnicas de Ensino” foi produzido pelos estudantes Ana Paula Tunussi Prezoto, Nicholas Fernandes Teixeira, Karoline Bertucci do Amaral, Victor Ragazzi Isaac e Gabriel Furlan Coletti. Nesssa categoria, a segunda colocação ficou com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), com “Ações ambientais na hotelaria do município de Carolina, Maranhão”, dos estudantes Celso Maciel de Meira, Claudia Araujo Moreira, Iara Tâmara Pessoa Paiva, Valéria Magna da Silva Ferreira e Thamires Barroso Lima.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) também ficou com a primeira colocação na categoria “Relatos de Experiência”. A produção de Orlando Jose Bastidas foi “Factibilidad del turismo de base comunitaria como desarrollo sostenible: Experienca realizada en la region andina Venezolana”. Em segundo ficou a UNESP, com Nicholas Fernandes Teixeira, Letícia Renatini Carramate, Rute Machado Pedrosa, Fábio Leandro Bontorim Stoco e Gabriel Furlan Coletti, com “Reinventando-se para a Inclusão: Relato de Experiência do Projeto APAE no SENAC Face aos Desafios do Isolamento Social”.

Além da apresentação dos trabalhos, o Fórum contou ainda com três palestras: “Cidades Inteligentes”, com Josep A. Ivars-Baidal; “Como vender por storytelling. Organizando ideias para impactar as vendas”, com Luciano Freitas; e “Estratégias e Competitividade”, com a PhD Adriana Fumi Chim Miki.

O Fórum é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com realização do Idestur (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos), patrocínio da Itaipu Binacional e parceria estratégica com diversas instituições de ensino do Brasil.

« Voltar para Home